Era um segredo, mas não foi até de terça-feira, 4 de agosto de 2020, quando foi oficializado. Iker Casillas, um dos melhores goleiros da história do futebol, anuncia sua aposentadoria do futebol profissional. Após seus problemas de saúde relacionados ao ataque cardíaco que ele sofreu em maio de 2019 e os rumores sobre as eleições presidenciais da RFEF, o Iker comunica que pendurou as chuteiras para sempre.

“Dado o anúncio de Iker Casillas sobre sua aposentadoria do futebol como jogador profissional, o Real Madrid CF quer mostrar seu apreço, admiração e carinho por uma das maiores lendas do nosso clube e do futebol mundial.

O melhor goleiro da história do Real Madrid e do futebol espanhol chegou em nossa casa aos 9 anos de idade. Aqui com nossa camisa foi formado e defendeu por 25 anos, sendo para sempre um dos nossos capitães mais emblemáticos. Iker Casillas ganhou o amor do Real Madrid e é uma referência dos valores que representam o clube.

Hoje, um dos jogadores mais importantes da nossa história de 118 anos, um jogador que amamos e admiramos, um goleiro que ampliou a mística do Real Madrid com seu trabalho e com um comportamento exemplar dentro e fora, diz adeus como jogador profissional.

Com o primeiro time, disputou 725 partidas em 16 temporadas, nas quais conquistou 19 títulos: 3 Champions League, 3 Mundiais de Clubes, 2 Supercopa da Europa, 5 Ligas, 2 Copas do Rei e 4 Supercopa da Espanha. Em Portugal, com o Porto, conquistou 2 Ligas, 1 Taça e 1 Supertaça. Representou a Espanha em 167 ocasiões nas quais venceu 1 Copa do Mundo, 2 Eurocopa e 1 Copa do Mundo Sub-20.

Iker Casillas foi incluído 5 vezes no FIFA FIFPro World XI e escolhido 5 vezes como melhor goleiro do mundo pela IFFHS. Sua impressionante carreira esportiva foi reconhecida com o Prêmio Príncipe das Astúrias de Esportes, a Grã-Cruz da Ordem Real de Mérito Esportivo, a Medalha de Ouro da Ordem Real de Mérito Esportivo e a Medalha de Ouro da Comunidade de Madri.

Iker Casillas pertence ao coração do Real Madrid e será para sempre. O Real Madrid quer transmitir a ele e sua família o carinho do nosso clube, que é o clube da sua vida”.